Inflação cai no Distrito Federal em abril - Correio do Síndico

Home Top Ad

ANUNCIE AQUI

12 de maio de 2015

Inflação cai no Distrito Federal em abril

Índice ficou 0,33 ponto percentual menor do que em março. Um dos produtos que tiveram queda no preço foi a batata inglesa — quase 20% mais barata

O presidente da Codeplan, Lúcio Rennó, o diretor de estudos e pesquisas socioeconômicas, Bruno de Oliveira, e o gerente de estudos e contas da Codeplan, Jusçanio Souza


A inflação em Brasília ficou em 0,85% em abril — 0,33 ponto percentual menor do que a registrada em março, de 1,18%. É o que mostra o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números foram apresentados pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) nesta segunda-feira (11).

A análise da Codeplan, com base nos dados coletados pelo IBGE, revela que tubérculos, raízes e legumes ficaram 3,37% mais baratos, com destaque para a batata inglesa, que caiu 18,34%. Também houve queda de preços em lentes de óculos e no etanol.

A maior elevação mensal de preços ocorreu nos grupos transporte, com variação de 1,63%, saúde e cuidados pessoais (1,22%) e vestuário (1,14%). Os aumentos nas passagens interestaduais e nas aéreas refletiram na alta do primeiro grupo. Os medicamentos tiveram maior impacto no segundo, e os preços das calças compridas e dos agasalhos masculinos elevaram o índice do terceiro.

Se levados em conta os pesos de cada grupo, as principais contribuições para o resultado geral do mês foram em alimentação e bebidas, com 0,22% de aumento, transportes (0,20%) e habitação (0,16%). Os três setores são responsáveis por 57,42% do índice.

Média nacional
Os números de abril mostram que a inflação no DF foi maior que a média nacional, que registrou 0,71% no mês. Mesmo assim, o acumulado nos últimos 12 meses no Distrito Federal, 7,42%, e no ano, 3,44%, ficam abaixo dos 8,17% e 4,56%, respectivamente, registrados pelo IPCA nacional.

Preços no atacado
Também divulgado hoje, o Índice Ceasa do Distrito Federal (ICDF), que acompanha os preços no mercado atacadista, subiu 2,71% em abril, comparado ao mês anterior.

O setor de frutas apresentou alta de 2,41%; o de legumes, de 3,33%. Os dois grupos são responsáveis por 91% da composição final do índice, que monitora os preços de 66 itens de hortifrutigranjeiros. As verduras também tiveram aumento de 5,45%. O setor de ovos e grãos registrou queda de 6,07% nos preços.

Fonte: Redação.