Moradores bloqueiam vias em protesto por derrubadas em condomínio - Correio do Síndico

Home Top Ad

ANUNCIE AQUI

16 de agosto de 2016

Moradores bloqueiam vias em protesto por derrubadas em condomínio

Moradores do condomínio Estância Quintas da Alvorada, no Altiplano Leste, entre o Lago Sul e o Paranoá, no Distrito Federal, bloquearam as vias de acesso ao Jardim Botânico hoje (16) de manhã


Duas vias da DF 001 estão bloqueadas, em manifestação contra a ação da Agência de Fiscalização (Agefis) de desocupação da área.

A Agefis deu início logo cedo uma operação integrada para desocupar a área de 2.313.122 metros quadrados, que pertence à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e que vem sendo ocupada irregularmente desde 2008. A expectativa é de que a operação dure cerca de duas semanas.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 500 manifestantes usaram pneus para bloquear a passagem de veículos. Os pontos de interdição são o quilômetro 23, em frente ao Condomínio Solar de Brasília, e o quilômetro 21, em frente ao Altiplano Leste. O protesto causou lentidão no trânsito da região.

De acordo com a Agefis, a desocupação tem o respaldo da Ação Civil Pública n° 29.041, de 1994, demandada pelo governo do DF, que proíbe erguer edificações no local.

A Terracap informou que há um projeto de expansão urbana para a área, mas ainda sem data definida de início. Segundo a agência, ele só poderá começar depois da remoção total das construções irregulares.

A ação prevê ainda o desligamento de ligações clandestinas de energia elétrica por técnicos da Companhia Energética de Brasília (CEB).


A operação conta com aproximadamente 120 servidores. Além da Agefis e da CEB, participam a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Subchefia da Ordem Pública e Social da Casa Militar, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e o Departamento de Trânsito (Detran).